top of page

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence ou simplesmente BI, oferece apoio para a tomada de decisões de forma inteligente e precisa, por meio de um processo de captação de dados. As informações são adquiridas de uma ou diversas bases de dados e gravadas em um novo banco de dados estruturado para o seu negócio.

 

Traduzido para o Português, Bussiness Intelligence (BI) é a Inteligência de Negócios ou Inteligência Empresarial, que compreende uma série de métodos, ferramentas e atividades realizados dentro da empresa e pode englobar todas suas áreas, para extrair informações de uma ou diversas bases de dados.


O objetivo do BI é auxiliar na interpretação e análise de todos estes dados, por meio do agrupamento e organização de maneira que seja possível obter indicadores mais claros sobre os objetivos do negócio.

É possível examinar conjuntos de dados apresentando seus resultados em dashboards, relatórios analíticos, resumos, painéis gráficos e mapas, visando fornecer aos utilizadores indicadores detalhados sobre o estado do negócio.


Ferramentas de BI, como o Power Bi ou Qlik Sense, são exemplos de softwares que realizam estas tarefas. Porém são parte do trabalho de BI que engloba etapas como:


  1. Coleta de dados É necessário identificar quais as bases de dados são necessárias para se chegar à informação desejada, qual a estrutura destes dados e como elas estão distribuídas.

  2. Estruturação dos dados Imagine um gestor de vendas que tem acesso a uma base de leads, com as empresas relacionadas a cada lead e seus contatos e outra base com informações como histórico de vendas de cada um desses clientes. Porém agora ele precisa visualizar qual o potencial de cada cliente nos próximos meses e a probabilidade de fechamento de novos negócios. Como relacionar todos os dados obtidos a fim de se chegar ao KPI necessário? Realizar isso manualmente é uma tarefa complexa que toma tempo que gestores quase nunca possuem, então, organizar estes dados de forma que seja possível chegar aos indicadores necessários é essencial para economizar tempo na tomada de decisões e garante escolhas mais assertivas e estratégias.

  3. Indicadores São o resultado final da implementação do Business Intelligence dentro da empresa, por meio de um software onde é possível ter acesso aos painéis, dashboards, relatórios e gráficos com todos os indicadores necessários para se acompanhar o atingimento ou não dos resultados.


Contar com as ferramentas de BI possui inúmeras vantagens, dando mais velocidade à tomada de decisões com mais qualidade, otimizando processos e maximizando a eficiência das operações, pois uma vez que implementado o BI garante facilidade de visualização de análises e relatórios resultantes dos processos em dashboards customizados que podem ser facilmente atualizados.


Quer enxergar seus dados de forma mais clara e tomar decisões mais rápidas? Entre em contato conosco e saiba como ajudamos a melhorar a sua organização na prática.


66 visualizações0 comentário
bottom of page